Por conta das medidas de isolamento físico, necessários para o combate ao novo coronavírus, os restaurantes do mundo todo tiveram que adaptar as suas operações para não perder seus clientes neste momento tão delicado. O delivery durante a crise tem sido a opção mais procurada para os estabelecimentos continuarem suas atividades com segurança para seus colaboradores e também para os seus clientes. 

Se a sua empresa ainda não se adaptou a esse novo formato de vendas, iremos te ajudar. Confira neste texto o passo a passo de como adaptar o seu comércio ao sistema delivery de forma prática.  

Crie um controle de vendas por delivery durante a crise

Para todo restaurante, ter uma organização nas comandas é um passo muito importante para manter a ordem dos pedidos do seu estabelecimento. Da mesma forma um controle de vendas adequado para as entregas é importante para gerir de maneira prática todos os pedidos e conferir o seu envio. Uma planilha no Excel já pode ser de extrema ajuda para esse momento. Nessa tabela coloque a data, hora do pedido, o nome do cliente, seu endereço e telefone, o total da compra e o troco necessário.  Dessa forma ficará muito mais fácil determinar a ordem de preparo do pedido e quanto tempo até a sua entrega. 

Defina canais para o recebimento de  pedidos

O próximo passo é definir os canais nos quais os pedidos serão recebidos. Para o bom funcionamento do delivery durante a crise, utilizar uma boa plataforma para receber pedidos é imprescindível. Abaixo damos algumas ideias desses canais:  

WhatsApp Business

O famoso WhatsApp também disponibiliza um outro aplicativo, o Business voltados especificamente para empresas que querem usar a plataforma para promover seus negócios e otimizarem suas vendas e o relacionamento com seus clientes. Através do WhatsApp Business é possível receber vários pedidos ao mesmo tempo, cadastrar seus produtos para montar um cardápio e, o melhor, tudo isso sem nenhuma taxa de adesão à plataforma. É possível também mandar ofertas e novidades para os seus clientes.   

IFood

O IFood é, atualmente, um dos mais famosos aplicativos de delivery alimentícios da América Latina. Com a atual crise, a oferta de restaurantes que estão aderindo ao IFood está ainda maior. Neste momento, para ajudar os pequenos comércios a passarem economicamente bem pela pandemia, a plataforma está adotando algumas medidas de auxílio, como a criação de um fundo assistencial para restaurantes, no total de 50 milhões de reais, que beneficiará mais de 130 mil empresas do setor alimentício, a antecipação dos pagamentos aos restaurantes e a devolução total das taxas dos pedidos “a retirar” no estabelecimento. Além disso, outras medidas de segurança e incentivo estão sendo realizadas para os entregadores do IFood afetados pelo Covid-19. Assim, esse momento pode ser o ideal para entrar na lista de restaurantes que estão na plataforma do IFood.


Rappi

A empresa colombiana Rappi, também é uma opção de canal interessante para recebimento de pedidos, caso esteja disponível em sua cidade. Atualmente, o Rappi fez uma distribuição massiva de kits de higiene pessoal para que os entregadores possam fazer seu trabalho com maior segurança. O aplicativo também tem sugerido aos clientes que façam seu pagamento de forma on-line. 

Uber Eats

Outra plataforma usada para entregas é o Uber, na opção Eats. Atualmente a empresa tem divulgado ações voltadas à segurança e higiene dos entregadores.

Site próprio e redes sociais

Há também a opção de definir o seu próprio site como plataforma de vendas. No seu site é possível configurar livremente seu cardápio da maneira mais adequada para o seu restaurante e personalizá-lo da forma mais atrativa possível ao seu público-alvo. As redes sociais também têm sido ótimas opções para recebimentos de pedidos e também na divulgação de pratos e relacionamento com os clientes. Também é possível investir em impulsionamentos, e assim atrair mais pedidos para a sua plataforma. 

É possível também combinar todas esses recursos para atingir vários públicos. Lembrando que, para isso, é preciso sempre estar muito atento a todas as plataformas para não perder nenhum pedido. 

Atenção aos entregadores de delivery

Se você estiver cadastrado no IFood, Rappi, Uber Eats ou outras plataformas com o mesmo modelo de negócios, não será necessária a contratação dos entregadores. Mas caso seu atendimento seja por outros meios digitais, será necessária  a contratação temporária (ou não) desses profissionais. Para isso, atente-se a quantidade de contratações, para que esteja de acordo com a demanda de pedidos que o seu estabelecimento recebe diariamente. E também, esteja atento: o delivery durante a crise exige que o seu entregador seja uma espécie de “porta-voz” do seu negócio. Dê todos os equipamentos necessários e os treine, para fazer uma entrega higiênica e mostrar que o seu comércio está em consonância com as recomendações da  OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Escolha as embalagens adequadas e personalizadas para seu delivery

Diferencial de mercado é tudo, principalmente neste momento em que vários restaurantes estão aderindo ao delivery durante a crise. Por isso, a embalagem que a sua empresa escolhe para o alimento é parte da apresentação do prato e por isso precisa ser bem pensada. Escolha embalagens que possuam o tamanho ideal do seu alimento para que ele não se desfaça na viagem e atente-se ao material para que tenha resistência interna para suportar gordura e mantenha a temperatura ideal de consumo. É possível usar papel acoplado para embalar alimentos gordurosos, caixas de papel para lanches e pizzas e também sacolas de papel. 

Algo muito importante também é a personalização da sua embalagem. Ter a sua marca estampada no material é um diferencial importantíssimo para que o seu cliente se lembre da sua empresa na próxima compra. É fato que nesse momento algumas empresas estão cortando custos para sobreviver aos tempos difíceis, mas a personalização dos seus materiais, principalmente nesse momento de concorrência acirrada é um investimento que pode ser essencial para manter o seu negócio saudável nesse momento. Personalize sua embalagem com criatividade, de forma que chame atenção do seu público-alvo e o cative para que se lembre de você na próxima compra ou para que o divulgue de maneira positiva aos seus amigos e até nas redes sociais. 

A gráfica Off Paper está com a sua marca em todos os momentos, inclusive nos mais difíceis e, por isso, oferecemos soluções econômicas e personalizadas para o seu negócio que está começando a fazer o delivery durante a crise. Trabalhamos com impressões personalizadas, com a qualidade e a facilidade que  o seu restaurante precisa, ainda mais neste momento. Fale conosco e conheça nossos serviços.