Muitas empresas oferecem material gráfico barato, ou como diz a expressão “a preço de banana”, como se fosse a melhor solução para a sua empresa. Com a acesso fácil à internet, a concorrência se tornou ainda maior, pois a facilidade de pesquisar empresas e preços mais baixos levou à essa redução de preço a qualquer custo para conquistar novos clientes.
O grande problema disso é que para não ficar no prejuízo, as gráficas estão sendo obrigada a reduzir a qualidade dos materiais e impressões que oferecem. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!
Material gráfico barato, mas e a qualidade?
Para a produção de um material gráfico, é preciso o trabalho de uma grande equipe. Além da comissão do comercial e o salário dos profissionais de criação e gráfica, ainda tem o custo com papel, tintas e demais materiais.
Um profissional de designer faz o desenho que será impresso, mesmo que você já envie para a gráfica o desenho pronto ou que você ache que seja simples apenas colocar seu logo numa sacola, não é um trabalho tão simples assim. O designer utiliza programas de computador específicos para que tudo saia perfeito e encaminha os arquivos para a equipe de impressão na gráfica. Já imaginou se o seu logo não é impresso centralizado na sua sacola?!
Na produção da gráfica, também há uma equipe grande trabalhando para que tudo saia perfeito! Pensa que é só colocar o papel na máquina e sai tudo prontinho?! Não é isso não. Tem profissionais para programarem as cores certas e para fazer o acabamento, por exemplo.
O que não deve ser economizado na produção gráfica?
A qualidade do papel de impressão
Para cada tipo de material gráfico que você quiser produzir, existe o tipo e a gramatura de papel específico para manter a qualidade. Por exemplo, se você fizer uma embalagem para seus produtos com um material fino e mole, com certeza, a embalagem não resistirá e poderá rasgar.
A qualidade da impressão
Se uma gráfica oferecer um preço muito baixo, procure saber como é a qualidade da impressão. Boas tintas e profissionais capacitados com experiência têm um preço. Imagine o seu cartão de visita com uma impressão ruim que mal conseguimos ler as informações?! Péssimo não é mesmo.
Onde posso economizar para ter um material gráfico barato e de qualidade?
No tipo de impressão
Converse com o representante de vendas da gráfica sobre as possibilidades de impressão. Por exemplo, você pode usar apenas duas cores ou imprimir só na frente, ao invés de frente e verso.
No formato do material
O formato também influencia no preço. Se você utilizar formatos que a gráfica disponibiliza pode sair mais barato do que solicitar um corte especial e diferenciado. Sacolas com alça tipo “boca de palhaço”, que não tem cordinhas para segurar, mas sim uma abertura, também pode ter um orçamento mais baixo.
No acabamento do material
Há diversas opções de acabamento de acordo com o material gráfico a ser produzido, alguns com acabamento em verniz, por exemplo, também pode custar um pouco mais. Converse com o representante de vendas sobre as opções.
Agora que você está entendendo melhor sobre como produzir material gráfico barato sem interferir na qualidade, entre em contato com a Off Paper e vamos conversar sobre as suas produções!