É inegável como o mercado se tornou dinâmico após as mudanças provocadas pela internet. As decisões que antes eram pautadas pela tradição e através de longos e demorados processos internos, hoje devem ser rápidas e inovadoras. Reinventar uma marca, por exemplo, tornou-se uma necessidade para que se consiga permanecer vivo entre os concorrentes e atraente para os consumidores.
Porém, esta não é uma tarefa simples. Reinventar uma marca exige envolvimento da equipe, muitos estudos e coragem para tomar decisões arriscadas. No entanto, é extremamente necessário. Se você está pensando sobre o tema, confira, a seguir, 5 dicas que vão ajudá-lo nesse processo e impulsionar o crescimento da sua empresa. Vamos lá?
Passo a passo de como reinventar uma marca com sucesso
1- Pesquise sobre o mercado e seus concorrentes
O primeiro passo é pesquisar. Para tomar a decisão certa é preciso estar atualizado com o mercado e, principalmente, com aquilo o que seus concorrentes estão fazendo. Analise como se comunicam, como o público reage, sobre quais temas se posicionam e como e quais estratégias estão apostando.
Todos esses dados servirão de suporte na hora de começar a desenhar a sua “nova marca”. Observe, especialmente, aquilo que não deu certo. Aprenda rápido com os erros dos outros e comece a construir um modelo com mais probabilidade de acertos já na primeira tentativa.
2- Seu público é quem manda
Após essa breve pesquisa, o foco total deve ficar no seu público. Atualmente, todas as empresas estão transformando seu mindset para focar na experiência do consumidor. O que significa? Que se compreendeu, de uma vez por todas, que não adianta focar em ter o melhor e mais completo produto se as pessoas não precisam dele ou não o entendem.
Por isso, um dos passos fundamentais na hora de reinventar uma marca é estudar e conhecer o público-alvo e suas personas. E mais: se você deseja mudar de público, foque em pesquisar seus hábitos, o que gostam, qual tipo de conteúdo consomem na internet entre outros pontos essenciais. Este é o caminho mais preciso para o sucesso da empresa e fidelização de clientes.
3- Defina o objetivo e a mensagem
Ao fazer uma repaginada na marca da sua empresa, aproveite para visualizar qual o objetivo de tudo isso e qual a mensagem que você deseja passar ao público. Por exemplo, seu objetivo poderia ser se tornar uma empresa mais próxima do público-alvo e a mensagem é que se tornaram descontraídos, leves ou engraçados.
É claro, existem inúmeros objetivos e mensagens, que irão depender de avaliações internas sobre o futuro da empresa, no entanto, é preciso ter claro ambos pontos. E mais, isto deve ser amplamente difundido e trabalhado como nova cultura entre gestores e funcionários.
4- Atualize sua identidade visual
Uma das partes mais ousadas do processo de reinventar uma marca é mexer na identidade visual. Isto é, tanto no logo, quanto na proposta visual empregada em todas as peças, online ou offline, que são feitas em nome da empresa.
Por que essa atualização é necessária? Toda arte passa sensações e mensagens e aquela que representa a sua marca e seu negócio também. Por isso, algumas vezes, essa identidade visual está desatualizada e já não reflete os objetivos atuais da empresa ou as necessidades de comunicação do seu público.
Além disso, o mundo do design está sendo constante atualizado com tendências, pois refletem exatamente essa mudança entre gostos e mensagens que estamos vivendo o tempo todo. Por isso, se faz muito necessário atualizar essa identidade visual trazendo um equilíbrio entre tais tendências e a proposta da empresa.
5- Explore os canais e estratégias de marketing
Por isso, para reinventar uma marca com total sucesso e fazer sua empresa crescer ainda mais é preciso explorar novos canais e muitas estratégias de marketing. O que isso significa? Que a comunicação dessa mudança deve ser impecável: o público não pode se sentir inseguro ou perdido com relação a essas mudanças.
Dentre as estratégias, aproveite para criar peças personalizadas com a nova identidade para ofertar brindes aos seus clientes, como adesivos, calendários e blocos de rascunho, por exemplo.
O ideal, inclusive, é atualizar tais peças internamente também, envolvendo a equipe no processo de transição e renovando o espaço interno.
Tudo o que você precisa para reinventar uma marca
Para você que está passando por esse processo ou cogitando iniciar uma mudança na comunicação da sua empresa, conte com a Off Paper e sua equipe de comunicação para ajudar nesse processo e torná-lo ainda mais proveitoso ao seu negócio.