O design, mais que apenas colaborar no desenvolvimento do produto, também revela-se na concepção da identidade visual da empresa e em seus métodos de divulgação. O que você pode não saber é que o design de embalagem é fundamental para o êxito de empresas em um mercado tão competidor. Por essa razão, investir em uma embalagem bem feita é indispensável para facilitar o trabalho de transportar, exibir e vender o seu produto. Porém, para que o design gráfico da sua embalagem tenha um cuidado especial, é preciso ter as informações necessárias para elaborá-lo a fim de servir os clientes da melhor maneira possível.
Para não restar dúvidas, descubra neste texto os pontos mais relevantes no desenvolvimento de um um design para a sua embalagem e entenda como criar ótimos projetos gráficos. Confira a seguir!
Definição e funções do design de embalagem
A embalagem é o invólucro, o pacote encarregado de proteger o seu conteúdo e garantir o seu uso. Assim sendo, o design de embalagem procura desenvolver um projeto gráfico que reúna os atributos apropriados para o produto, por meio de um método que leve em conta a tecnologia disponível na sua fabricação, as qualidades da matéria-prima e os desejos dos clientes e do mercado. Imagine, por exemplo, a tarefa de um designer que precisa elaborar um pacote diferenciado de salgadinhos, uma embalagem para hambúrguer e uma caixa para jóias. Em todos os projetos, para criar um invólucro interessante e eficaz, é indispensável analisar cada uma das qualidades do produto e combinar as melhores delas em uma proposta gráfica que atenda a realidade de cada uma das empresas.
Logo, a função da embalagem é variada e, consequentemente, precisa ser entendida com detalhes. Que tal conhecer as principais funções de uma boa embalagem? Então acompanhe abaixo o funcionamento desse design tão importante para sua marca.
Proteger o produto
Em primeiro momento, a utilidade da embalagem é manter o seu conteúdo protegido, para que acessórios, produtos de beleza, alimentos e outros possam ser utilizados com integridade. Não se trata somente de produzir um rótulo bonito e chamativo, mas sim a embalagem que carregará e protegerá o produto, um fator inclusive que deve ser considerado na seleção do material e formato do invólucro.
Divulgar informações sobre o produto
Uma das funções essenciais de uma embalagem é exibir no seu rótulo informações e dados específicos sobre o item, como uma forma de comunicar aos clientes sobre o seu conteúdo interno. Diversas estampam a imagem do produto, por exemplo, assim como dados nutricionais, sabor, modelo, peso, ingredientes, validade, modo de usar e assim por diante. Vale também lembrar que, cada tipo de produto se encontra dentro de uma determinada categoria regulamentada por diversas organizações, como o Ministério da Agricultura, Anvisa, governos estrangeiros para itens de exportação e outros. O design de embalagem precisa considerar essas normas para não ser só atrativo visualmente, mas totalmente comercializável.
Atrair o público certo
Não só as questões de proteção do produto e estética visual devem fazer parte do projeto gráfico de uma embalagem. Além de tudo isso, a elaboração do design de embalagem deve se basear em um planejamento embasado em conhecimento de mercado, de concorrentes e de práticas do consumidor, a fim de impulsionar a venda daquele item. É por essa razão, por exemplo, que artigos infantis são recheados de elementos lúdicos coloridos e chamativos. É mais fácil conseguir a atenção do seu seu público-alvo com a abordagem correta em sua embalagem.
Design de embalagem para entrega de lojas e restaurantes
Para você que tem um negócio online, um food truck ou trabalha com delivery de comida, a embalagem é um item essencial para a experiência do cliente. A forma que o consumidor irá interagir com este item pode corresponder, superar ou frustrar a expectativa em relação ao seu produto. Por isso, conheça a seguir as melhores embalagens para o seu negócio:
Design de embalagem para delivery e e-commerce
Se o seu produto precisa ser transportado até o seu cliente, seja de moto ou pelo correios, caixas de papel personalizadas são a melhor alternativa para proteger o conteúdo e, ao mesmo tempo, surpreender quem o recebe. Indicadas não só para hamburguerias, docerias, confeitarias e entregas de comida em geral, caixas elegantes e bem elaboradas também podem ser usadas por lojas de jóias, semi-jóias, acessórios, produtos de beleza e perfumarias.
Design de embalagem para food truck
Para quem prepara e vende comida na rua em food trucks, uma embalagem simples e de fácil manuseio pode ser a melhor solução. O uso de papel acoplado personalizado para servir doces, pizzas, frios, hambúrguer e outros alimentos já é a escolha de muitos negócios que precisam proteger e conservar os seus produtos sem abrir mão de uma identidade visual marcante.
Invista no design de embalagem
Investindo no design de embalagem sua empresa conquista visibilidade, expande suas vendas e fideliza seus clientes. Gostou dessas dicas? Que tal então confeccionar as suas próximas embalagens com uma gráfica digital especializada em personalização, com uma equipe preparada e equipamentos modernos para garantir a qualidade da sua impressão? Confira todos os produtos da Off Paper e comece a personalizar o seu negócio hoje mesmo!