Com o aumento da demanda de serviços de entrega, os restaurantes têm procurado diferenciação num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, alguns estabelecimentos estão investindo em opções que ajudem a aumentar o ticket médio da compra e fidelize o consumidor. Pensando nisso, empresas têm aderido ao cardápio para delivery como uma solução prática e rápida para fidelizar o cliente e gerar novas compras.
Nesse texto vamos falar um pouco mais sobre essa opção e mostrar como fazer um cardápio para delivery que agregue valor e possa garantir novos pedidos para seu restaurante.
Se você ainda não adotou o cardápio para delivery está na hora!
O cardápio para delivery pode ser deixado dentro do pacote da compra ou ser entregue pelo entregador em cada um dos pedidos. O consumidor que possui à mão um cardápio já com as opções e preços dos produtos, tende a guardar esse material para uma consulta futura. Além disso, um cliente que já sabe os preços e opções do restaurante, poderá fazer um pedido maior e mais completo, já que possui todas as informações necessárias para fazer sua compra. Outra vantagem é que, com todos os contatos disponíveis, o cliente pode diretamente fazer o pedido fora de um aplicativo de entregas, o que economiza taxas de serviço e evita que ele se distraia e mude de ideia com tantas opções de compra.
A seguir vamos falar sobre 5 ideias que o seu cardápio para delivery deve ter para gerar bons resultados em vendas:
Um bom cardápio para delivery precisa deixar várias informações à disposição
Muitas vezes na busca de uma opção mais econômica ou um material conciso, corta-se informações demais. Por isso, é sempre importante lembrar que um bom cardápio precisa conter os pratos disponíveis, seus ingredientes e o preço de cada um deles. Essas informações precisam estar dispostas de forma organizada, com um design que favoreça a compreensão de todas as informações. Um cardápio confuso não induz a compra, por isso setorize seus pratos de acordo com a ordem de consumo esperada (entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas) ou na ordem de maior interesse (pizzas, pizzas doces, acompanhamentos, sobremesa, bebidas).
Também é importante que algumas informações que criem diferenciação do produto esteja ainda mais em destaque como, por exemplo, se o produto for vegetariano, vegano, sem lactose ou sem glúten.
Deixar as informações de forma clara no cardápio para delivery evita inconvenientes, como más avaliações do restaurante na internet, alergias no cliente e outras complicações.
Cardápio para delivery com fotos
Boas fotos são muito importantes para valorizar o seu produto. Contudo, há estilos de cardápios pensados justamente com uma diagramação voltada para deixar as fotos ainda mais atrativas. Imagens de alimentos na capa do cardápio para delivery aguça ainda mais a fome e desperta o desejo de fazer um pedido ainda maior. Nesse tipo de publicação, fotos profissionais dos seus principais pratos são imprescindíveis. Não use fotos da internet, mostre a apresentação do seu próprio produto. Também é preciso pensar em uma boa diagramação para que as imagens mais chamativas fiquem em evidência. Além disso, na hora da impressão, o papel faz toda a diferença para otimizar a imagem e, também, é necessário um cuidado especial na hora da impressão do material, que deve ser feita em uma gráfica de qualidade. Dessa forma o seu cardápio terá um forte apelo visual e gerará muitas vendas, principalmente dos artigos em mais destaque.
Cardápio para delivery com promoções
Para gerar ainda mais envolvimento dos seus clientes com a publicação é interessante que ela contenha uma campanha especial. Alguns restaurantes, fazem uma espécie de cartão fidelidade em que, quando o pedido é entregue, o profissional do delivery cola no cardápio um adesivo personalizado, no qual, ao se juntar uma certa quantia deles, o cliente ganha um desconto especial, um brinde ou um pedido gratuito. Cardápios com cupons destacáveis de desconto também são ótimas opções.
Esses artifícios ajudam a criar um vínculo que aumenta a fidelização e a faz com que o público se sinta mais feliz em consumir a marca.
Cardápio para delivery em folderes
Um cardápio para delivery precisa ser com um material resistente já que estará em uma entrega sujeita a intempéries de temperatura e gordura, mas também precisa ter um tamanho adequado para caber nas embalagens de entrega e ao mesmo tempo não tão pequeno a ponto de retirar informações importantes e fotos atrativas. Por isso, vários restaurantes tem adotado os folderes como ótimas opções para elaboração de cardápios para os clientes na entrega. Além de serem econômicos, podem ser impressos em vários tamanhos, gramaturas e cores diferentes. É um material altamente personalizável e que, permite abrigar várias informações em suas diferentes paginações de dobras.
Para eles, os papéis mais utilizados são Off Set em 90/120g e o Couche 90/115g, neste último há ainda as opções do papel fosco ou brilho em suas diversas gramaturas, nos quais são impressos em máquinas Off Set ou digitais.
É possível também, para dar ainda mais resistência e valorização do material, usar o vitopaper, ou seja, um papel sintético feito a base de plástico reciclado. É um material sustentável que não suja, não molha e não rasga. Essa opção é altamente recomendada para marcas que possuem um alto valor agregado e querem trazer diferenciação de mercado também nas suas opções de delivery.
Cardápios para diferentes turnos
Essa opção é recomendada principalmente para restaurantes que trabalham em diferentes turnos do dia e, por isso, possui uma alta variedade de pratos, já que atendem com diferentes alimentos para café da manhã, almoço e janta. Dessa forma, para diferenciar suas opções, segmentar o público e deixar o cardápio menos confuso, recomenda-se usar diferentes tipos de cardápios para cada período do dia.
Lembre-se de mantê-los sempre atualizados, retirando produtos que não possuem demanda e colocando os pratos novos em destaque. Para quem quer construir seu cardápio para delivery ou atualizá-lo a gráfica Off Paper possui soluções em produtos impressos, com materiais de qualidade, profissionais capacitados e maquinário atualizado. Se o seu restaurante precisa aumentar o ticket médio das suas compras e fidelizar seus clientes, estamos aqui para ajudá-lo. Fale conosco e conheça nossos serviços.