Muitas empresas de diversos segmentos nasceram no meio digital, desde loja de roupas até imobiliárias. E, por muitas vezes, essas empresas concentram seus esforços em marketing apenas no meio digital. Para desmistificar esse fato de que empresas digitais devem apenas ter foco no meio onde estão inseridas, hoje no blog iremos falar sobre a comunicação impressa no mundo digital e como ela pode ser uma peça chave no marketing da sua empresa.
Vivemos em um mundo multiplataforma
A relação das pessoas com smartphones, tablets e computadores está cada vez mais estreita. A quantidade de horas que uma pessoa comum passa na internet, independente do dispositivo, só está aumentando com o passar do tempo. Mas isso, de forma alguma, significa que a publicidade e a comunicação impressa é ineficaz e está morrendo, muito pelo contrário. A preferência das pessoas pelos livros impressos ao digital, por exemplo, é uma prova disso. Além do mais, é muito mais fácil ignorar um anúncio na internet, um banner em um portal de notícias, do que um folder impresso na sua mão. É comum as pessoas guardarem catálogos que podem ser consultados em qualquer momento, ou cartões de visitas de lojas e empresas que elas visitam, para ter em um só lugar todos os contatos que precisam, sem precisar fazer uma busca na internet e carregar um site para isso.
Lojas virtuais podem se comunicar offline
Um e-commerce tende a manter uma comunicação com o cliente através de redes sociais e email marketing. É muito difícil ver uma loja virtual sair do mundo digital para se comunicar com seus clientes, ou para manter um relacionamento com eles.
Porém, ao receber seu pedido de uma loja virtual, o cliente pode abrir a caixa e encontrar um folheto de agradecimento pela compra e incentivando-o a compartilhar suas experiências com o produto nas redes sociais. Ou um folder dando mais explicações sobre a origem e as formas de usar do produto. Algumas lojas, enviam até mesmo um pequeno catálogo com outras peças que são sucesso de venda no site e que podem complementar a compra do cliente. É um diferencial que impacta o cliente de forma positiva.
O poder da comunicação impressa no relacionamento com o cliente
Não só de folders, folhetos e catálogos vive a publicidade e a comunicação impressa. Lojas virtuais podem estampar seus valores e suas ideologias na embalagem e na tag do produto. Pode falar com o cliente até mesmo na caixa que envia os pedidos. Pode dar ao cliente brindes personalizados como forma de agradecimento pela compra e fidelidade à marca.
Fato é que a comunicação impressa apresenta alto índice de confiança. Um estudo do MarketingSherpa, revelou que 47% dos usuários de internet preferem a publicidade impressa, ficando 10 pontos à frente da publicidade enviada por email.
A comunicação impressa, independente de seu formato, é uma das maneiras mais eficazes de conectar com seus clientes.
Certifique-se de ter impressos que transmitam a identidade da sua empresa e expressem a qualidade de seus serviços ou produtos. Para orçamentos, entre em contato com a Off Paper.