Já conversamos no blog sobre como fazer um folder perfeito para o seu negócio (leio o artigo anterior), desta vez, vamos aprofundar no assunto e mostrar como algumas áreas de negócio podem explorar este material gráfico de forma a surpreender seus clientes e convencê-los de que você é a empresa certa que eles precisam!
O folder perfeito para o segmento de turismo
Neste segmento, o que mais as pessoas gostam de ver no material gráfico são as imagens. Muitas empresas se utilizam de imagens profissionais de alta qualidade para mostrar os lugares de um forma muito bonita. Porém, muitas vezes, essas são imagens que não representam exatamente o lugar ou que as pessoas já estão cansadas de ver reproduções na internet.
Você já pensou em utilizar fotos reais de seus clientes e monitores visitando esses lugares? De mostrar seus clientes felizes com os passeios que você proporcionou? Invista para que essas fotos sejam de qualidade, coloque depoimentos de pessoas que estão satisfeitas com o seu serviço.
O consumidor de hoje não está mais tão vulnerável a propagandas bonitas, ele está mais crítico, ele quer saber a opinião das outras pessoas, por isso, recorrem tanto às redes sociais, porque não querem ser enganados com fotos bonitas, querem saber a verdade, a experiência que terão.
O folder perfeito para o segmento alimentício
Este também é um segmento que as pessoas gostam de ver imagens. No entanto, outro fator que é essencial é a organização das informações e o detalhamento delas.
As pessoas querem chegar ao seu restaurante ou lanchonete e saber exatamente o que vão encontrar. Se é uma comida de que gostam, os tipos de ingredientes que compõem os pratos e, se possível, até mesmo o valor. Afinal, ninguém gosta de chegar a um lugar que deseja muito fazer uma refeição e saber ali na porta que não é um valor que caiba no seu bolso, não é mesmo?! Até os restaurantes mais elegantes possuem um cardápio na porta com todas as informações e preços. Por que você não pode deixar isso claro no seu folder?!
Não é preciso colocar todos os pratos no folder, apenas os que você quer destacar e que sejam o carro-chefe da casa.
O folder perfeito para o segmento de moda
Se você tem uma loja de roupas, acessórios, sapatos, maquiagem, entre outras, a apresentação dos seus produtos é essencial. E a dica aqui também está para as imagens, mais do que para os textos.
Procure colocar os seus produtos para serem fotografados em fundos ambientados. Evite os fundos brancos, coloque os produtos em um ambiente que valorize as imagens. Você já deu uma olhada nas grandes revistas de moda? As modelos estão sempre posando em algum cenário. Isso valoriza a composição por completo.
O folder perfeito para o segmento de prestação de serviços
Se a sua área é prestação de serviço, então você precisa encantar o seu potencial cliente logo na entrega do folder, deve estimulá-lo a querer abrir o material e ver as informações que estão escritas ali. Isso é preciso porque, muitas vezes, a pessoa não está procurando por aquilo, ela simplesmente recebeu um folder.
A dica é criar formatos diferenciados de folder. Explore as quantidades de dobras, os formatos retangulares e quadrados, as facas de corte especiais que podem dar acabamentos arredondados, por exemplo. Faça montagens com imagens e cortes, enfim, liberte a criatividade!
Veja alguns exemplos que a Off Paper já fez:
Quer saber mais sobre como criar um folder perfeito para o seu negócio? Entre em contato com a Off Paper, temos uma equipe de criativos que podem te ajudar a criar algo único e totalmente personalizado.