A embalagem agrega valor ao produto, quando é feita com qualidade. Usada não apenas para proteger e transportar os produtos, um bom invólucro tem o poder de atrair, encantar e fidelizar clientes, quando usados de forma estratégica e personalizada. Por isso, se a sua marca possui uma identidade visual marcante, ela precisa de embalagens que a favoreçam.
Neste texto, vamos falar sobre como a embalagem tem o poder de agregar valor à marca e como a apresentação do produto é um diferencial importante, que pode ajudar a sua empresa mostrar a qualidade do seu produto. Confira!
Por que a embalagem agrega valor para a sua marca?
Ela protege e transporta produtos com segurança
Uma embalagem de qualidade, que cumpre bem sua função é aquela que é funcional, ou seja, armazena, protege o produto e o conserva. É desejável também que seja de fácil transporte. Essas são as funções básicas que toda embalagem precisa garantir.
Por isso, é importante, quando pensar nas embalagens, entender qual será sua funcionalidade e quais produtos ela precisará transportar, para fazer a escolha adequada do que será o recipiente. Atente-se para que o material seja o ideal para garantir a conservação e proteção do produto, levando em conta o peso, a umidade, o calor e a luz.
Para isso, faça testes e certifique-se de observar o comportamento dos materiais na relação com os seus produtos. O tamanho das embalagens também contam bastante na escolha, já que, o ideal é que o recipiente não seja grande e nem pequeno demais para os produtos que estarão nele. Não é bonito abrir uma caixa e encontrar um pequeno objeto solto, ou ainda a caixa aparentar estar lotada ou estufada de coisas dentro.
A embalagem agrega valor também quando possui qualidade a ponto de poder ser reutilizada pelo cliente. Sacolas ou caixas personalizadas com artes bem marcantes que mostram a sua marca, por exemplo, podem ter um novo reuso e servirem de propaganda do seu negócio.
Quanto ao transporte, uma embalagem pensada para ser funcional, pode também ajudar a gerar facilidade para o manuseio do produto. Por isso, quando for fazer sua embalagem, pense também em como facilitar o dia a dia do cliente. Esse é um diferencial que muitas vezes ajuda a pessoa a se decidir pela compra do seu produto.
A embalagem ajuda na decisão de compra
Quando avaliamos as função das embalagens, logo pensamos no recipiente que protege, conserva e ajuda a transportar os produtos em segurança. Contudo, uma boa embalagem personalizada não faz apenas isso. Ela também tem a função de atrair, comunicar ao público sobre o produto e a respeito da personalidade da marca de forma a convencê-lo a fazer a compra.
A embalagem agrega valor por ser o primeiro contato que o seu consumidor tem com o produto. Por isso, ela precisa demonstrar de forma clara todo o conceito da marca e daquele material que está contido, e, com isso, produzir uma boa experiência de compra para o seu cliente.
Segundo pesquisa da empresa Dotcom Distribution com os e-commerces, 52% dos clientes desejam comprar novamente de marcas que possuem embalagens personalizadas. O estudo também observou que 35% dos clientes entrevistados, ficaram sabendo de novas marcas ao ver embalagens sendo usadas por outras pessoas. Isso mostra o quando as empresas que se atentam em investir em uma embalagem que agrega valor, sai na frente quando o assunto é divulgação e fidelização de clientes.
A embalagem agrega valor por conta do seu design
Estudos da Confederação Nacional das Indústrias, a CNI, apontam que os consumidores se sentem mais impelidos a comprar quando a embalagem é mais chamativa em relação às outras. Essa regra não é válida apenas para produtos de lojas físicas, mas também são aplicáveis para os e-commerces. As embalagens personalizadas mostram o cuidado da marca com a experiência de compra do cliente. Ao receber em casa, de um e-commerce, por exemplo, uma entrega em um recipiente personalizado, o cliente fica satisfeito e mais engajado em mostrar sua marca a outras pessoas.
Por isso, para vendas físicas ou e-commerce, pense em um design para sua embalagem que tenha personalidade e mostre sua identidade visual de forma marcante e criativa, para destacar seu produto da concorrência e promover uma experiência agradável de compra ao cliente.
A embalagem precisa ser sustentável
Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores. Por isso, empresas que possuem consciência ambiental, tem saído na frente e estão ganhando mais clientes e boa reputação no mercado. Assim, atente-se se a embalagem escolhida para o seu produto é reciclável ou biodegradável. A sua embalagem também pode ser confeccionada para ser reaproveitada, o que irá prolongar sua vida útil e valorizar a sua marca por mais tempo, o que evita o desperdício.
Além de fazer uma embalagem sustentável, também é importante divulgar a iniciativa para que o consumidor saiba que existe uma alternativa ambientalmente melhor de consumo no mercado.
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