Para saber como escolher a gráfica ideal para o seu projeto, você precisa saber o que procurar. Esse é um mercado com muitas particularidades e é comum que você encontre a mesma descrição de produto com preços e prazos de entrega bem diferentes. Isso acontece por duas razões principais: estrutura e metodologia de trabalho. Continue lendo para entender melhor.

Em primeiro lugar, uma gráfica com uma grande estrutura tende a ter uma entrega mais rápida e preços competitivos para grandes quantidades. Por outro lado, o mesmo vale para empresas que possuem uma metodologia de trabalho bem ajustada e que conta com equipamentos de ponta. Afinal de contas, como avaliar e decidir?

Antes de entrar nessa questão, queremos lembrar a importância de você ter mais do que um prestador de serviços: bons negócios são feitos de parceria e é isso é o que toda empresa deveria buscar antes de fechar um contrato, por mais imediato que ele seja.

Para saber como escolher a gráfica certa, você deve ter em mente que precisa de segurança a respeito do prazo de entrega e da qualidade do produto. Além disso, ela estará disponível, caso surja alguma emergência? Qual é o formato de atendimento para situações que precisam ser resolvidas com agilidade? Eles contam com uma equipe de profissionais capacitados para todas as etapas como, por exemplo, bons designers? 

Lembre-se: bons resultados nunca aparecem de repente ou sozinhos. Se você não quer errar sobre os critérios que irá utilizar para decidir sobre como escolher sua gráfica, procure por quem irá vestir a camisa do seu projeto, da sua marca ou da sua empresa.

Veja 5 dicas que vão te ajudar na hora de decidir como escolher sua gráfica. Continue lendo para saber mais sobre o que você deve prestar atenção em cada uma delas:

  1. Atendimento
  2. Infraestrutura
  3. Prazo de entrega
  4. Qualidade do material
  5. Suporte

Como escolher sua gráfica: avalie o atendimento!

Comece pelo seu primeiro contato com a gráfica e, nessa hora, avalie mais do que simpatia. Você precisa ter certeza de que a pessoa responsável entendeu cada detalhe do seu projeto. Algumas perguntas podem ajudar: Qual é o briefing que a gráfica utiliza? Você está seguro de que todos os detalhes do que você espera foram passados? A equipe consegue tirar dúvidas técnicas?

Infraestrutura: no que você deve se atentar?

Antes de mais nada, vale reforçar que a frase “tamanho não é documento“ cabe bem aqui. Uma boa infraestrutura conta com equipamentos de ponta, que são capazes de produzir tanto materiais ricos em detalhes, quanto grandes tiragens de impressão. Aqui também entram questões como acabamento e materiais disponíveis: eles possuem papeis diferentes e materiais personalizados? A gráfica consegue atender o que você realmente precisa?

Prazo de entrega: avalie antes de escolher sua gráfica!

Nós sabemos que nem sempre é possível produzir materiais com a antecedência necessária, por outro lado, exigir prazos extremamente curtos pode comprometer a qualidade do resultado final. Para saber como escolher a gráfica ideal, você deve levar em conta qual é o prazo de entrega do projeto.

Lembre-se de considerar alguns dias de antecedência à entrega final. Por exemplo: materiais para datas comemorativas devem estar prontos uma semana antes, assim você tem tempo de lidar melhor com imprevistos e ajustes finais.  

Qualidade do material: não negocie!

Esse é um item indiscutível. Você não pode (nem deve) abrir mão da qualidade final do seu projeto, principalmente no que diz respeito à impressão. Materiais expostos ou entregues em mãos dizem mais sobre a marca do que você pode imaginar. Acabamentos mal feitos e matéria-prima de baixa qualidade dão o destaque que sua empresa não gostaria de ter.

Para se certificar a respeito da qualidade, pesquise depoimentos, peça um portfólio, visite a gráfica pessoalmente. Ações assim te ajudam a evitar desconfortos na hora da entrega.

Caso precise, você terá suporte?

Item fundamental para quem não quer ficar na mão! Como escolher a gráfica ideal sem perguntar sobre a sua política de pós venda? Em caso de imprevistos com a entrega, acréscimo de materiais, auxílio com os produtos, com quem você pode falar? Uma gráfica que se preocupa em fidelizar seu cliente certamente estará disposta a acompanhá-lo.

Se você entendeu o que precisa levar em conta na hora de escolher sua gráfica, agora é só definir qual(is) produto(s) se encaixa(m) melhor no seu projeto. Aqui, você encontra todos os itens que precisa para fazer sua melhor escolha. Peça seu orçamento aqui ou veja nosso portfólio aqui.