Quem tem um negócio próprio sabe a importância que a identidade visual tem para impactar o seu cliente. Um bom logotipo, um cartão de visitas atraente, cores que passem a imagem certa do seu negócio em todas as comunicações. Estes e outros aspectos estão dentro do conceito de identidade visual e é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importante a se considerar na divulgação de qualquer marca. Por isso, se você quer dar uma renovada nos aspectos visuais da sua empresa e não sabe o que fazer para que reflitam realmente a “cara” da sua marca, pare o que está fazendo e leia este texto, pois nós vamos te dar 5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa. Acompanhe! 

 

O que é identidade visual e porque é tão importante?

 

A identidade visual é o conjunto de aspectos que caracterizam sua marca de forma imagética. São letras, cores, logotipos, frases, personagens que dão o conceito da visão, missão e valores que a empresa quer comunicar ao seu público. Toda identidade visual tem um símbolo extremamente memorável, com cores e formas trabalhadas ao qual damos o nome de logotipo. Também há a tipografia, que é a fonte oficial da marca que é usada em todas as comunicações de marketing. Ela precisa ser bem representativa para que a empresa seja reconhecida de forma rápida e clara. O uso de personagens, mascotes, grafismos são elementos que reforçam a comunicação da marca com o cliente.

 

A identidade visual é a forma mais rápida e marcante de mostrar às pessoas as características primordiais da sua empresa. Por isso é necessário um alinhamento completo dos aspectos visuais do site, cartão de visitas, banners, fachada e todas as comunicações. Permanecer com uma identidade visual ultrapassada, que não representa mais os valores da sua empresa pode ser prejudicial, pois mostra uma mensagem desatualizada ou que não se comunica mais com o público que você quer atingir.

Ao mesmo tempo que, mudá-la sem estudo prévio poderá criar um estranhamento em relação à percepção do cliente, que pode não mais reconhecê-la como a mesma empresa. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção para saber quando e porquê mudar a identidade visual da marca.
Com estas 5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa, você aprenderá como perceber a hora de mudar sua marca e como executar essas ações com sucesso!  

 

5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa

 

Pergunte-se porque você quer mudar sua marca? 

 

A identidade visual, como vimos anteriormente, traduz ao cliente o modo de ser da sua marca. Por isso, nada mais comum as marcas, a partir do tempo de mercado, das experiências e das novas experimentações, evoluírem e transformarem suas perspectivas, visões e objetivos. A forma mais clara de externar estas mudanças ao público é alinhar a apresentação da empresa com os novos conceitos apreendidos com o tempo. Mas quando é a hora de fazer isso? 

 

Antes de tomar essa decisão, faça algumas perguntas: 

 

  • A identidade da minha marca está de acordo com as tendências do mercado?
  • O visual da empresa ainda representa sua missão, visão e valores?
  • Eu ainda tenho o mesmo público? Se não tenho, quem é esse público, quais são seus gostos e anseios?
  • Há mudanças internas que refletem no exterior da marca (fusões, reposicionamento estratégico, aquisições, nova administração)? Comunicar de forma visual será benéfico para o meu público? 

 

Crie um nome que te represente

 

Apesar de  ser uma decisão radical, a mudança de nome pode ser uma ótima opção caso a sua empresa queira comunicar aos seus clientes uma grande mudança de posicionamento estratégico ou entrar em um novo mercado. Muitas empresas adotam nomes mais curtos ou mais fáceis de serem memorizados para trabalharem com um público mais segmentado ou começar um posicionamento mais integrado com as plataformas on-line. Por isso, antes de tudo, analise se o nome da sua marca ainda é interessante para a sua estratégia de mercado e, se necessário, mude pensando sempre nos anseios do seu mercado.  

 

Faça o seu logotipo realmente refletir a sua marca 

 

O logotipo da sua empresa deve ser marcante e propor um diferencial em relação a qualquer outra marca do seu segmento. Por isso, contrate profissionais que saibam captar a essência do seu negócio e não copie modelos prontos da internet. Um bom profissional estará atento aos conceitos de psicologia das cores e sobre como eles influenciam na mensagem que a marca quer passar ao público. Também pensará em formas criativas e inovadoras que trará o diferencial que a sua empresa precisa. 

 

Refaça sua comunicação visual impressa

 

Depois de executada a fase de nome e criação de logotipo você precisará de novos cartões, banners, pastas, agendas, sacolas e outros materiais impressos para mostrar o novo visual da empresa. Atente-se em escolher uma gráfica de qualidade para que a impressão dos materiais sejam feitas com a excelência que a sua marca merece. Uma identidade visual só está completamente perfeita quando os materiais impressos refletem também os valores que aquela marca quer transmitir. E sempre tenha à mão os novos cartões de visita  e outras comunicações visuais para mostrar e promover networking sempre que possível.  

 

Comunique como um grande passo para a sua empresa 

 

Sua marca está mudando: este é um grande marco para a sua empresa. Portanto, mostre isso de forma clara, com uma campanha de marketing adequada ou até um evento comemorativo explicando aos seus colaboradores e principais clientes a importância do novo posicionamento da empresa e mostrando uma decoração com a temática da mudança, com materiais gráficos que celebrem e expliquem sobre as evoluções da marca. 

 

E então, depois dessas 5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa, você está decidido em fazer este reposicionamento? Então, a gráfica Off Paper pode te ajudar! Temos vários profissionais capacitados para fazer seu novo cartão de visita, sacolas personalizadas, cadernos, calendários, e outros impressos com um preço que cabe no seu bolso.

Mudar a identidade visual é um ótimo passo para deixar o marketing da sua empresa ainda mais moderno e eficiente, além de garantir uma impressão impecável fará com que a sua marca seja bem representada. E se você gostou de ler sobre estas 5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa, acompanhe também outros artigos do nosso blog em que damos várias ideias sobre como aumentar suas vendas usando materiais impressos com impressão de alta qualidade.