A embalagem é uma das principais partes de um produto. Ela conserva o produto e o protege da luz e do meio ambiente, podendo também ser prática e funcional, melhorando a experiência do consumidor. Mas, além dessas características práticas, ter uma embalagem para seu produto é também uma boa estratégia para chamar a atenção do consumidor e criar nele a curiosidade e a vontade de comprar.

No post de hoje vamos falar sobre como é o processo de criação de embalagens e dar as melhores dicas para a criar embalagens que se destaquem.

 

Antes de começar sua criação de embalagens, estude o público e o mercado

Entender o público já começa na criação do produto em si. Quais são suas necessidades, seus desejos e expectativas. Um produto novo entra no mercado, geralmente, para suprir alguma demanda do público.

A partir daí você já pode começar a estudar o mercado. Quais são os produtos semelhantes ao seu, quais são suas forças e fraquezas e no que a concorrência está acertando e errando no que entrega para o consumidor.

Após estudar público e mercado você já começa a ter uma ideia de como a sua embalagem vai atender ao público e se destacar frente à concorrência.

 

Resistência e logística da embalagem

É importante fazer um estudo de logística do produto. Como o produto será transportado e qual o peso e dimensões do produto será determinante para a criação de embalagens. Uma boa embalagem deve levar em conta todo processo de distribuição e armazenamento, desde quando ele sai da fábrica até chegar na casa do consumidor.

 

A escolha do design da embalagem

Como dissemos no tópico anterior, o material e a resistência da embalagem vai depender da logística que a embalagem vai ter e do peso e dimensões do produto.

Mas independente do produto, sua embalagem pode ser interessante, prática e funcional. Pense principalmente na experiência do consumidor ao levar seu produto para casa. A importância de ter uma embalagem de fácil manuseio e uso é crucial para que o cliente compre o produto novamente ou que possa recomendar para outras pessoas, ou não. A embalagem precisa estar lacrada, mas fácil de abrir e fechar. Deve ser prática e funcional.

E, se você quiser ir além, faça algo inovador nesse sentido.

 

A escolha de determinados materiais para a confecção de embalagens também pode determinar a quem é destinado o seu produto. Materiais com acabamentos mais nobres e diferenciados pode ser indicada à produtos voltados para um público mais exigente com poder aquisitivo maior. Embalagens de materiais recicláveis pode ser destinado à um público preocupado com o meio ambiente. Entre em contato com uma gráfica de confiança e pesquise quais são os materiais e acabamentos melhores para criar suas embalagens

 

Solte toda a criatividade na parte gráfica

A criação do design gráfico das embalagens, deve levar em conta o público que irá consumir. Seu produto é destinado ao público adulto ou infantil? Homens ou mulheres? Quais são os interesses desse público? Ter uma identidade visual na embalagem que se comunique eficazmente com o seu público é muito importante para o sucesso do seu produto. Se o seu público é o mesmo que o de um concorrente, o que você pode fazer para se diferenciar? As pessoas são muito facilmente atraídas pelo visual, então a parte da criação gráfica da sua embalagem é uma das etapas mais imprtantes.

 

Produza as embalagens com uma gráfica especializada

A qualidade das suas embalagens vai depender da escolha da gráfica que irá produzi-las. Por isso, veja as opções e o portfólio das empresas para garantir que suas embalagens sairão como você planejou.

A Off Paper está no mercado há 20 anos, produzindo embalagens personalizadas para clientes de diversos setores e segmentos. Entre em contato conosco para a confecção e criação de embalagens para sua empresa.