Abordaremos nesse artigo como elaborar um planejamento anual de marketing e divulgação, no entanto, você poderá aplicar nossas dicas para diferentes períodos de tempo. Você pode organizar suas ações e estratégias de forma semestral, trimestral, ou como preferir.
Afinal, você sabe o que é um plano de marketing? Pois trata-se da organização das ações de marketing e divulgação de uma empresa em busca de alcançar um determinado objetivo. Para elaborar um planejamento anual de marketing e divulgação é essencial conhecer bem o seu mercado, o seu público-alvo e as condições de investimento da sua empresa.
Quer saber mais? Então continue a leitura!
Como elaborar um planejamento anual de marketing?
O primeiro passo é elaborar um calendário com os períodos sazonais do seu negócio. Quais meses são seu ponto forte em vendas ou prestação de serviço? Quanto tempo você acha que precisa para se organizar e conseguir colocar em prática suas ações?
Não há um calendário padrão para todos, cada um sabe o que é melhor para o seu negócio, mas é importante levantar alguns questionamentos para que suas ações sejam mais organizadas e concluídas em tempo hábil.
Por exemplo, datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados são importantes para determinados segmentos. Sinalize essas datas no seu calendário e anote quanto tempo antes é necessário começar com as ações de divulgação. Depois marque quanto tempo antes é preciso iniciar o trabalho de aquisição de novas mercadorias, criação de embalagens personalizadas, produção de material gráfico de divulgação, entre ouras ações.
Quanto você tem a investir em marketing e divulgação?
O segundo passo é analisar o quanto você tem de investimento para disponibilizar para cada um desses períodos, além do orçamento mensal de marketing. É importante ter esses valores pré-estabelecidos para saber o quanto pode investir nas ações. Se um valor não estiver firmado, você corre o risco de investir mais do que podia e acabar no prejuízo.
Há opções de ações de marketing para todos os bolsos. Converse com sua equipe, pesquise referências e não tenha medo de criar coisas novas. Pense primeiramente, o que você tem à sua disposição: sua equipe de colaboradores, clientes fiéis, uma gráfica de confiança e recursos digitais. O que você pode fazer com eles?
E não descarte a possibilidade de negociar com parceiros, eles podem estar à procura de alguém que ofereça o que você tem.
DICA: nos períodos sazonais, muitas empresas adquirem muitos clientes novos, por isso, essa é a sua oportunidade de mantê-los. Pense em estratégias de fidelização, procure manter contato e estabelecer um relacionamento com eles.
Agora que você aprendeu como elaborar um planejamento anual de marketing e divulgação, continue navegando em nosso blog, tem muita dicas e ideias para todo tipo de negócio. Boa leitura!