Se você ainda não sabe o que é briefing então este artigo é leitura obrigatória! Afinal, este é um item essencial no desenvolvimento de um material gráfico de qualidade, garantindo que o resultado final seja exatamente o que você deseja.
E o briefing não é só utilizado por gráficas, mas quando você vai solicitar serviços a um profissional também, como o desenvolvimento de um logo da sua marca ou de um site para sua empresa. Está ficando curioso?! Então boa leitura!
O que é briefing?
O briefing é um documento, normalmente no estilo de questionário, onde você coloca todas as informações sobre sua empresa, seu público-alvo e as características do material gráfico que você gostaria que um profissional ou uma gráfica desenvolvesse.
O briefing facilita o trabalho dos profissionais que saberão exatamente o que você deseja, diminuindo as possibilidades de refação e, até mesmo, de erros nos resultados finais.
Como fazer um bom briefing?
Um bom briefing é aquele que possui as perguntas certas. Ele não precisa ser muito extenso, mas deve conter as perguntas necessárias para que os profissionais que irão desenvolver o trabalho consigam ter uma ideia clara da identidade da sua empresa, do público que o material irá atingir e do que deve conter no material a ser produzido.
Confira alguns itens essenciais:
– qual a empresa e o que ela vende (se tiver site é importante citar);
– estilo ou identidade da marca (inclui cores da marca);
– qual o público-alvo;
– algumas características desse público-alvo;
– informações sobre o produto ou serviço que sua empresa presta;
– objetivos e metas do projeto a ser desenvolvido;
– tipos de materiais e quantidades;
– orçamento disponível;
– prazo para entrega do material;
– conteúdo a ser inserido no material (logo da empresa, textos e imagens);
– materiais a serem utilizados (caso tenha preferências, por tipos de papéis, por exemplo);
– restrições (o que não deve ser usado ou feito);
– referências.
É claro que estes itens podem variar de acordo com o serviço contratado e com o material que será feito. Mas podemos perceber como as respostas a estes itens nos darão uma boa ideia da empresa e do que você gostaria que os profissionais produzissem para o seu negócio.
Agora que você já sabe o que é briefing e as informações que devem conter nele, entre em contato com a Off Paper e vamos começar a produzir seus materiais gráficos! Solicite um orçamento sem compromisso.