As vendas online estão ganhando cada vez mais importância no dia a dia do consumidor brasileiro, por sua alta praticidade e o avanço das plataformas de vendas na internet. Portanto, para se diferenciar no mercado, é preciso investir em uma embalagem para seu e-commerce que proteja o produto durante todo o trajeto e proporcione uma experiência única para o cliente que o recebe.

Por isso, neste artigo, vamos falar da importância de ter um invólucro de qualidade na entrega do seu produto e dar algumas dicas para você escolher a melhor embalagem para o seu e-commerce. Veja!

 

A importância da embalagem para seu e-commerce

 

A experiência de compra do cliente começa com a descoberta da sua loja na internet. Todo o caminho que ele faz até a compra precisa ser repleta de confiança, para que o cliente compre mais vezes e divulgue a sua marca. Além disso,  essa experiência gera expectativas com a chegada do produto, fazendo com que o cliente aguarde ansiosamente pela sua compra. 

Quando o produto chega até a casa do cliente, através dos correios ou transportadora, a chegada da embalagem e a abertura da caixa é o momento mais aguardado. Por isso, existem tantas mídias sociais, como Instagram e canais no Youtube, que exploram este momento como um conteúdo relevante para o seu público. 

Dessa forma, a embalagem para seu e-commerce exerce um papel importantíssimo na percepção da qualidade da marca. Quando a pessoa recebe um embrulho bonito, com identidade visual definida e ao abrir perceber que o seu produto está bem protegido e cuidado, o cliente se sente satisfeito e vê o cuidado da marca em relação ao seu público. Por isso, a embalagem é fundamental para trazer a qualidade do atendimento online para dentro da casa do público.

Mas como escolher uma embalagem que reflita a qualidade e o cuidado da sua marca com os seus clientes? Confira a seguir, 5 dicas ótimas para você escolher a melhor embalagem para seu e-commerce!

 

Como escolher a embalagem para seu e-commerce

 

Escolha o tamanho e formato adequado

O ideal é que a embalagem para seu e-commerce não seja muito maior que o produto que você irá enviar. Caso contrário, o objeto ficará solto na caixa (o que facilita a danificação do produto) além de encarecer o valor do frete.

No caso deste tipo de embalagem, invista em caixas de formatos convencionais, pois, nos correios ou em algumas transportadoras podem haver taxa extra para o envio de embalagens em formatos não comuns, por serem mais difíceis de serem transportados. 

 

Invista em proteção

Se você vai enviar um produto frágil ou que precisa de uma atenção especial, todo cuidado é pouco. Usar plástico bolha ou almofadas de ar, reduzem o risco de atrito e problemas com danos durante o transporte. 

Outras opções mais sustentáveis como o papel de seda, por exemplo, também é muito efetivo para proteger vários tipos de produtos. Se for personalizado com a identidade visual da loja, é mais um item que reforçará a sua marca positivamente e, com certeza, este detalhe não passará despercebido pelo cliente. 

Para manter a proteção de vários tipos de produtos, uma embalagem extra envolvendo o produto dentro da caixa pode facilitar ainda mais o transporte e, além disso, ser um atrativo visual a mais para encantar o seu cliente.

 

Personalize a embalagem para seu e-commerce

Para tornar a experiência do cliente ainda mais agradável ao abrir seu pacote, invista em embalagens personalizadas de papel. Um embrulho customizado chama atenção e cria uma maior proximidade com o consumidor, incentivando-o, até, a divulgar a sua empresa para seus amigos próximos nas redes sociais. 

Para a caixa externa, que pode ser de papelão, investir em adesivos personalizados é uma ótima forma de destacar a personalidade da sua empresa logo no primeiro olhar, além de servir como um lacre para a embalagem. Já para a embalagem interna, as caixas ou sacolas de papel ajudam a destacar ainda mais seu produto, pois são extremamente personalizáveis e ainda ajudam a proteger todo o material embalado. 

 

Surpreenda seu cliente positivamente

O consumidor, ao fazer sua compra online, cria certas expectativas em relação ao recebimento do seu produto. Quando ele é positivamente surpreendido, aí com certeza, a fidelização é certa. Muitas vezes lembrancinhas e pequenos agrados, como um cartão de agradecimento com a identidade visual da loja ou, ainda, uma lembrancinha, como um marca página, um adesivo ou uma tag, dependendo de qual for o produto, pode incentivar ainda mais as próximas compras. 

Explorar a experiência sensorial do seu cliente também é importante. Algumas lojas encomendam uma essência aromática especial para borrifar-lá dentro da embalagem. Ao abrir, o bom aroma, encanta o consumidor, que sente um “cheirinho de novo” e se sente grato pelo cuidado da marca com os mínimos detalhes. 

 

Incentive a experiência do unboxing

Atualmente as pessoas possuem a preocupação de documentar todos seus momentos bons e importantes através da internet, mostrando aos seus amigos várias ações do seu dia a dia. Assim, o unboxing, ou seja, a prática postar nas redes sociais a abertura da embalagem logo que chega em casa, é uma ação altamente difundida entre os usuários. 

Por isso, utilize isso ao seu favor! Você pode fazer um panfleto personalizado, incentivando a pessoa a postar sua experiência de compra, marcando as redes sociais da loja, por exemplo. Se você seguir os passos descritos acima, com certeza o unboxing do cliente será uma ótima divulgação voluntária da sua marca e pode viralizar de forma orgânica na internet!

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